quinta-feira, 25 de março de 2010

o maior achado arqueoogico


o grande achado


Um homem usando um detector de metais descobriu o maior tesouro em ouro já encontrado na Inglaterra. Este extraordinário achado responder muitas questões sobre o século VII, período da maioria das peças. No momento acredita-se que a maioria das peças encontradas datem de 675 a 725 DC e que foram encontradas no que na época seria o Reino de Mercia.

O tesouro de 1345 peças contém 5 kg de ouro [650 peças] e 2,5 kg de prata [530 peças], que é três vezes mais do que foi encontrado em Sutton Hoo, uma das escavações arqueológicas inglesas de maior importância. “ É uma coleção de material de valor sem precedentes”, disse o arqueólogo Kevin Leahy, que trabalha com um grupo voluntário, [PAS – Public Antiquities Scheme] que cataloga tesouros encontrados pela população.

Especialistas ainda não conseguiram avaliar o tesouro por causa de seu tamanho e de sua importância. Eles esperam poder fazer um primeiro balanço de seu valor em aproximadamente um ano.

Terry Herbert, que usava um detector de metais que comprara de segunda mão há mais de uma década, encontrou o tesouro enquanto se dedicava ao passatempo de detectar metais em Staffordshire. Terry encontrou 500 itens antes de chamar os especialistas, que então encontraram mais 800 objetos na terra. Por razões de segurança o local exato da descoberta está sendo mantido em segredo. Sabe-se só que é próximo a Burntwood, ao sul de Staffordshire, na parte central norte da Inglaterra.

tesouro estava praticamente na superfície do terreno, junto à grama, tendo subido, provavelmente, depois da terra ter sido arada. A maioria das peças parece ser do século VII. O que não se sabe é quando e por que esses objetos foram enterrados.

editor:joão lucas arcanjo de barros ribeiro

bibliografia: http://peregrinacultural.wordpress.com/2009/09/25/o-maior-achado-arqueologico-em-ouro-descoberto-na-inglaterra/



Um comentário: